Cavalgada, o que levar.

O cavalo e o cavaleiro. Essa dupla com um caminho a percorrer é aventura certa, seja trotando, a galope ou marchando. Não precisa ser um atleta para a prática desse esporte. É só gostar de natureza e cavalos. Feitas em grupos, as cavalgadas são para as pessoas que desejam sair da rotina e se aventurar.

O que levar?

No caso das cavalgadas, é preciso pensar no bem estar do cavaleiro e do cavalo. É importante que se tenha todo o equipamento para esse tipo de passeio. Primeiro não se pode dispensar uma barraca para seus repousos.
A roupa a ser utilizada é calça, botas, camisa leve e capacete. O cavalo deve estar com boas condições físicas, situação que pode ser percebida pelo andar, que deve estar harmonioso, em reta, natural e baixa. Todo o corpo do animal deve ser musculoso e mostrar grande vivacidade nas mudanças de marcha e direção. Os procedimentos para arrumar o cavalo, como apertar a cela e verificar o estribo, devem ser feitos por pessoas experientes.
É bom levar água potável, caso o caminho não ofereça nenhuma fonte, usar sempre repelente e principalmente não levar nada para bater no cavalo: isso não é necessário para o animal te obedecer, pelo contrário é total falta de domínio da situação.
Não esqueça também a câmera fotográfica!

Dicas

Escolha bem o cavalo que irá cavalgar. Ele deve ser, de preferência, marchador. É preciso ficar atento ao seu andar e procurar informar-se com a pessoa responsável se o animal tem condições físicas de suportar o passeio. Uma característica física que deve ser percebida é o trem posterior, uma vez que dele dependem basicamente os atributos peculiares da raça. É bom que o cavalo tenha partida rápida, seja velocidade e faça paradas curtas e voltas rápidas.
O cavaleiro deve subir e descer sempre pelo lado esquerdo do cavalo, pois os animais são acostumados desde cedo a respeitar certas ordens, e essa é importante. Outra dica é que os cavalos devem estar andando em fila indiana quando em trilhas, enquanto que em estradas a dispersão é até aceitável, principalmente na hora do galope, quando você deve aproveitar para testar a velocidade do animal.
Verifique sempre o tamanho do estribo. Ele deve ficar justo, ou seja, com você sentado na cela, sua perna deve ficar esticada apoiada no estribo, de forma que você consiga apoiar o peso do corpo em cima dele, evitando assim o impacto da cela. Utilize sempre calça, para evitar assaduras e até mesmo carrapatos. Saiba sempre o caminho que irá percorrer para levar o necessário. Comida, água e repelente são coisas básicas que todo cavaleiro tem o cuidado de não deixar faltar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação de Eqüinos – Quantidades e Manutenção

COMO USAR CORRETAMENTE O FREIO-BRIDÃO

Cuidados com os cavalos da Cavalgada