ESTRATÉGIAS PARA VIAGENS EM GRUPO
Viagem em grupo
Este relato tem a finalidade de colaborar com todos os motociclistas, passando estratégias de como os Motociclistas Condores, se deslocam por nossas estradas e como deve ser o comportamento básico:
Em primeiro plano, após a formação do grupo, identificar o perfil dos integrantes, tendo como base experiência, cilindrada e autonomia de rodagem. Nesta seqüência, devemos basear a tocada do grupo dentro da capacidade de acompanhamento tanto com relação ao individuo de menor experiência quanto da motocicleta de menor cilindrada, que deve ir sempre mais á frente. Outro ponto a ser identificado é a motocicleta de menor autonomia de rodagem, estabelecendo assim as paradas para abastecimento que deverão ser feitas por todos, sem exceção. O próximo ponto é a eleição de um capitão e um ferrolho.
O capitão deve possuir as seguintes características:
Motocicleta de cilindrada adequada, sempre acima da media das motocicletas do grupo;
Experiência com a motocicleta, com a função a ser executada e conhecimento da estrada;
Fazer a indicação de qualquer problema na pista ou perigo eminente levantando o braço, comunicando assim a todos os membros.
No que diz respeito à função a ser executada diga-se:
Manter uma velocidade media compatível com as possibilidades da estrada, procurando sempre ser maior que os veículos, como: caminhões, ônibus, Vans, etc;
Manter-se atento com a coesão do grupo;
Determinar os momentos de ultrapassagem e interagir com os motoristas, a fim de permitir uma tocada segura;
Impor respeito aos motoristas, demonstrando a liderança do grupo.
Com relação aos atributos e funções do Ferrolho:
Possuir uma motocicleta de cilindrada adequada, sempre acima da media das motocicletas do grupo;
Possuir experiência para a função;
Manter o grupo coeso, sem buracos;
Colaborar com a velocidade cruzeiro imposta, forçando o fechamento do grupo e impondo o ritmo do final do grupo.
Cuidar da lateral esquerda quanto a alguma invasão de outro veiculo.
Tomar as devidas providências em caso de acidente, segurando o fluxo, sinalizando e fechando a pista.
Comunicar o capitão imediatamente em caso de necessidade de parada normal ou de emergência
O grupo deve ser levado em forma intercalada, a uma distancia de 50 metros ou mais, dependo da velocidade do grupo, sendo o Capitão à esquerda a segunda moto à direita o terceira à esquerda e assim sucessivamente, finalizando com o ferrolho, que inibirá uma possível tentativa de ultrapassagem por outros veículos. Lembrando sempre que a fila estabelecida, deve ser respeitada.
Para cada ultrapassagem, é importante que cada motociclista que esteja realizando, realize-a completamente, e se distanciando do veículo ultrapassado, para logo após, o próximo da fila fazer a sua ultrapassagem. A condução em estrada deve ter como prioridade à pista da direita, liberando o fluxo de veículos rápidos pela esquerda. Em caso de pista dupla, a ultrapassagem deve ser realizada e imediatamente retornar para a pista da direita. Em caso de rodovias de múltiplas pistas, optar por uma pista intermediaria e manter um grupo na mesma faixa.
Não deve ser esquecido que em condições de chuva, pista com caminhos de óleo diesel deixado por caminhões tanques e estradas excessivamente esburacadas as características devem ser rapidamente
alteradas pelo Capitão, que deve conter uma possível forçada do grupo e estabilizar um novo padrão de segurança para o grupo.
Cada membro da fila de motocicletas é responsável pela verificação da presença da moto que vem logo atrás, portanto todas as motos devem rodar com os faróis-alto ligados, pois desta forma, fica mais fácil cada um cuidar de apenas uma moto.
Dica : Deve-se criar o hábito de olhar o retrovisor em interva-los regulares.
Exemplo, se uma moto no final da fila tiver que parar é recomendável que ao faze-lo desligue o farol para que sua parada seja notada o mais rápido possível, e este procedimento deve ser feito sucessivamente pela moto da frente até que o capitão também pare.
É importante sempre que possível que a sinalização de parada ocasionada por emergência seja feita antecipadamente para não surpreender quem vêm na seqüência.
Outra questão importante, são as sinalizações que são feitas com o braço e com a mão, estas sinalizações devem ser divulgadas para todos os integrantes do grupo, para que todos saibam para que serve cada sinal, para assim tornar a viagem segura e tranqüila.
Quando o motociclista quiser dar uma pequena esticada, ultrapasse todos numa velocidade segura e somente depois dê a sua enrolada de cabo, mas nunca perca o grupo de vista.
Inicialmente, todos esses procedimentos podem parecer uns tanto difíceis porém após sucessivas viagens tudo passa a correr de forma natural e o entendimento automático. Estas impressões não foram retiradas de nenhum livro, apenas fazem parte da experiência de vários motociclistas e também das nossas viagem e passeios. Acreditamos que sendo seguidas estas normas a viagem deverá ser muito mais segura e prazerosa.
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