Ainda sobre cavalgadas

Passeio e cavalgadas apresentam basicamente o mesmo significado, o lazer oferecido pelos chamados cavalos de sela. A diferença pode ser que no passeio, a distância do percurso geralmente é curta. Nas cavalgadas, a distância de percurso é maior. Nem por isso, uma cavalgada deixa de ser um passeio, e vice- versa. Este é o segmento que mais cresce no mundo inteiro, o uso do cavalo como trail horse, como pleasure horse.Existem diversas modalidades de cavalgadas. Originalmente, as cavalgadas atendiam necessidades de transporte. Os cavalos eram utilizados como meios principais de transporte até a primeira década do século XX. Daí em diante, foram rapidamente substituídos pelos automóveis. Em Minas Gerais,berço das raças brasileiras de cavalos de passeio e cavalgadas, na região a preferência foi para cavalos da raça Mangalarga Marchador. Na região dos Campos das Vertentes e Campos da Mantiqueira, a preferência foi pelos cavalos da raça Campolina. As modalidades de cavalgadas são as seguintes:

Cavalgadas festivas – Geralmente promovidas pelas Prefeituras municipais, em datas especiais, como, por exemplo, o aniversário da cidade. Atualmente, com o nome de “cavalgada”, diversas Prefeituras de cidades mineiras, localizadas nas regiões dos Campos das Vertentes, Campos da Mantiqueira, Zona da Mata e Vale do Aço, promovem as festas oficiais do município. Uma numerosa cavalgada desfila pelas ruas da cidade antes do inicio de uma série de Concursos de Marcha para éguas e cavalos comuns, Mangalarga Marchador, Campolina, muares, Prova Mirim e Prova das Amazonas. É um autêntico show popular de marcha e integração de famílias e amigos em torno de um elo em comum, o cavalo marchador.

Cavalgadas religiosas – Outro tipo de cavalgada é a religiosa, que atende romarias, principalmente no Estado de São Paulo, onde a mais famosa é a romaria em direção à cidade de Aparecida do Norte, onde milhares de fiéis rezam a pagam promessas à Nossa Senhora Aparecida. De várias regiões do Estado de Minas Gerais, e outras adjacentes ao Estado de São Paulo, grupos de cavaleiros cavalgam centenas de quilômetros ao longo de trilhas e estradas de terra e asfalto.

Cavalgadas ecológicas – As cavalgadas ecológicas ganharam adeptos em todo o pais a partir da ultima década do século XX, a partir da grande proliferação de hotéis fazenda. Fazendas com cenários ecológicos cativam um numero cada vez maior de praticantes do turismo ecológico, no qual o cavalo é o meio natural de integração à natureza. Todas as regiões brasileiras oferecem maravilhosos locais para a pratica de cavalgadas ecológicas. Vejamos alguns exemplos: Serra das Araucárias no Sul, Chapada dos Veadeiros no Centro Oeste, Chapada Diamantina no nordeste, Serra do Cipó no Sudeste.

Um bom cavalo de cavalgada é resistente, cômodo, dócil, bem disposto, preparado para qualquer tipo de situação rural e urbana

Cavalgadas de lazer – As cavalgadas de lazer são as mais populares. Grupos de familiares e amigos reúnem-se para desfrutar de uma cavalgada de média a longa distância. A cavalgada diferencia-se de um mero passeio a cavalo quando o percurso não é curto, distancia superior a 10 km, aproximadamente; e quando há um percurso pré-determinado e uma estrutura de organização, que se baseia nas seguintes Comissões: organizadora, financeira, Segurança Geral, Segurança Veterinária, Acampamento, Alimentação, Transporte, Ética e Conduta. Algumas recomendações importantes: - Verificar condições de integridade física do cavalo; - Verificar condições de todo o arreamento;

- Comunicar ao grupo quem são os cavaleiros/amazonas líder e retaguarda. Cabe ao primeiro a função de guiar o grupo com segurança. Ao segundo, cabe a tarefa de dar apoio ao grupo e evitar dispersão;

- Garanhões devem ser identificados como, por exemplo, com uma fita vermelha na cauda, sendo que esta fita deve ser usada em qualquer animal que demonstre atitudes de má índole; - Em vias públicas, a preferência jamais é dos cavalos, além do cuidado extra com o asfalto escorregadio, principalmente para cavalos ferrados;

- Ao amarrar seu cavalo nunca o faça pelas rédeas, mas sim pelo cabo do cabresto;

- O conforto do cavalo é tão importante quanto o de quem monta. Portanto, alimente-o com pasto, hidrate-o durante os momentos de descanso e procure evitar aglomerações.

Cavalgadas históricas – Na raça Campolina a cavalgada mais notória é a cavalgada histórica de Entre Rios de Minas (berço da raça Campolina ) a Belo Horizonte. No ano de 2004, esta cavalgada passou a ser conhecida como Cavalgada Campolina na Estrada Real. O percurso total soma 130 km, sendo completado em quatro dias. Outra cavalgada histórica tradicional leva o nome “Bolívar de Andrade”, tendo percurso compreendido entre as cidades de Passa Tempo e Resende Costa., trajeto frequentemente percorrido pelos antigos criadores de Campolina da região de Passa Tempo. Da mesma forma, outra cavalgada histórica, entre as cidades de Passa Tempo e Entre Rios de Minas, as duas cidades berço da raça Campolina, resgata os caminhos outrora percorridos pelos criadores das linhagens pilares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação de Eqüinos – Quantidades e Manutenção

Aprumos

Dom Roxão, Cavalo bom de gado.