VOCÊ SE CONSIDERA UM MESTRE FERRADOR ?

A.P.Toledo – engenheiro, vet assistant e farrier, instrutor do Centran Toledo.

Na Fig. 1, vemos que a abertura de pinça do posterior direito está excessiva, com mais de  10 graus e passa longe do anterior correspondente com mais de 1 casco e meio de distância. Você sabe que defeito de aprumo é este?  E, você sabe como corrigir?

Fig. 1 - Abertura de pinça do posterior direito
A divergência ou abertura de pinça (toe out) nos posteriores leva, forçosamente, a outro defeito de aprumos que é o jarrete fechado ou ganchudo (cow hock). Quando ocorre em ambos os membros posteriores a observação médio-lateral posterior vê a condição de aprumo fechado em X (xiz). O animal tem dificuldade para o galope.

1 - A primeira providência é colocar o jarrete no lugar. Após a avaliação do fechamento (usando o Nível de Escápula e Aprumos da Toledo Horse) a aparação na muralha lateral de sustentação na proporção de 1mm  para cada 3mm de defeito, corrige o 1º problema.
Fig. 2 – Verificando o aprumo de jarrete com o Nível de Escápula e Aprumos
2 - A segunda providência é usar o princípio do pêndulo (a pinça voa para o lado mais pesado do casco) e colocar mais (+) peso do lado medial em relação ao lado lateral do casco. Se o animal tem idade para ser ferrageado, coloque 5 cravos no lado medial contra 3 cravos no lado lateral. Veja a marcha de giz na muralha externa medial do casco (+) na Fig. 1 e os cravos a mais na Fig.3. Peso interno puxa a pinça para dentro (medial) e peso externo puxa a pinça para fora (lateral), Infelizmente, as ferraduras de aço, fabricadas atualmente no Brasil, possuem apenas 4 furos de cada lado. A correção de 4 cravos contra 2, também pode ser utilizada. Neste caso, você está trabalhando no efeito, pois a idade óssea e dos demais tecidos não permite corrigir a causa. É a muleta. Ah! Se você está em dúvida se funciona? Veja o efeito que tem um peso de 15 gramas no pneu do seu carro, em velocidade. Você acha que a parte do locomotor do seu cavalo (antebraço para baixo) pesa mais do que um pneu aro 13? Acho que não... Então, saiba que em movimento (trote ou marcha) o efeito de rotação do locomotor é grande.
Fig.3 – Correção de pinça - Casco ferrado com 5 cravos de um lado e três do outro.

Se o seu animal é potro, até 18 meses, ainda há tempo para aparar na muralha medial, do meio do casco para baixo e do talão até a pinça, para retirar o máximo peso possível ( 5 a 20 gramas aproximadamente). Neste caso, você está corrigindo a causa e pode ter sucesso em muitos casos. 
Fig. 4 - Balanceamento dos cascos. As metades devem ser iguais
3 - Mas, não se esqueça:  Antes de começar a corrigir qualquer defeito de aprumo, coloque os cascos na sua condição anatômica ideal, ou seja, eixo ântero-posterior alinhado (ângulo do casco igual ao da paleta) e cascos balanceados (metades iguais). Veja a Fig. 4.

Não deixe, também, de devolver o vitrificado das partes raspadas, após a aparação do casco, usando o Cascotônico - 100% natural.

Faça os nossos cursos - BÁSICO e MASTER de aparação, correção de aprumos e ferrageamento, estudando em casa – via internet - para ser um profissional consciente do ferrageamento corretivo. Informações: (12) 3922 4921 ou email: toledo@toledohorse.com.br

TOLEDO-treinamento
e produtos para sustentação e locomoção desde 1984.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação de Eqüinos – Quantidades e Manutenção

Aprumos

Dom Roxão, Cavalo bom de gado.