A marcha picada

A marcha picada de elevado padrão de qualidade quanto ao diagrama marchado é denominada de marcha picada equilibrada, ou marcha picada de centro. Esta é a conceituação moderna, da evolução da antiga marcha picada de bipede lateral dominante, a qual, em muitos animais é marcha picada caracterizando visualmente a lateralidade. 
A dissociação na marcha picada moderna deve ser boa, alternando com equilibrio os apoios duplos diagonais e duplos laterais, intercalados por momentos de triplices apoios definidos. A boa dissociação reduz os atritos laterais. 
O diagrama da marcha picada equilibrada é o mesmo da marcha de centro. A diferença é no estilo, quanto ao ato de repicar os membros anteriores. Geralmente, nota-se maior tempo da fase de elevação dos membros anteriores, em comparação à marcha de centro, cuja elevação de membros anteriores é de moderada a baixa.  
Em relação à marcha batida clássica a diferença é que na marcha picada equlibrada não ocorre o bipede diagonal dominante. Quanto ao estilo, na marcha batida clássica geralmente ocorre menor tempo de elevação dos membros anteriores, com maior elasticidade nos deslocamentos, sendo a força de tração definida. Quanto ao rendimento, geralmente é notada uma maior amplitude das passadas na marcha batida clássica. 
Se a marcha picada é lateralizada, e sem energia nos deslocamentos, deve ser classificada como marcha de passeio, e não como andamento competitivo em Concursos de Marcha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação de Eqüinos – Quantidades e Manutenção

Aprumos

Dom Roxão, Cavalo bom de gado.