Dicas para Comprar um cavalo.

Cada vez mais a criação de cavalos se torna um negócio, e como tal tem que ser tratada.
Ao adquirirmos um animal temos que levar em conta uma série de detalhes que podem influenciar o seu valor futuro e o seu uso presente.
Temos que ter em mente que um eqüino é atleta por um tempo, depois se torna um animal de reprodução, sendo destinados a matriz ou garanhão.
As compras feitas na passionalidade tendem a serem desastrosas financeiramente, pois não levam em conta alguns detalhes importantes do seu investimento, sim, pois o cavalo a ser comprado tem que ser avaliado como tal, um investimento.
Como vamos comprar uma casa sem antes sabermos se tem infiltração, tem IPTU pago, o esgoto esta em ordem, etc.
Primeiramente avaliar qual o destino a ser dado para este animal.
Sendo este destinado aos esportes avaliar:
1- Aprumos – importantíssimo no momento de que os desvios angulares são responsáveis por varias patologias ósseas, as quais podem tirar o animal do circuito esportivo, temporária ou permanentemente.
2- Aparecimento de ovas (higromas) articulares, isto indica certo grau de estresse desta articulação.
3- Aumentos de volumes nos metacarpianos e/ou metatarsianos (canelas), os conhecidos sobre ossos, que indicam um excesso de trabalho e/ou peso ou um desbalanço alimentar.
4- Avaliar o animal em movimento para denotarmos qualquer perda dos andamentos normais
5- Se houver alguma desconfiança em relação a patologias, requerer um RX articular e/ou ecografia muscular, tendínea e ligamentar, a fim de podermos avaliar a extensão da lesão e sua gravidade.
6- Se for um potro avaliarmos sua altura, pois a raça tem os seus limites mínimos, e se for o caso, pedirmos um RX de epífise, que este nos indicará se as placas de crescimento estão abertas ainda, permitindo com que este animal venha a crescer mais.
7- Se for um animal domado e pronto, levem o seu ginete de confiança para experimentá-lo, para que não tenham surpresas ao chegar em casa.

Como a sua futura aquisição, após a sua performance nas pistas, irá se destinar a reprodução, ou o investidor preferiu a compra de matrizes ou garanhões, os exames reprodutivos são essências para avaliarmos as condições deste sistema que será usado.
Em éguas recomenda-se observar o histórico reprodutivo, quantas crias, a idade, se tem partos regulares, etc.
No exame externo visualizar o seu estado corpóreo, a condições do seu aparelho mamário, a sua condição dentária, se tem potro ao pé visualizar o estado deste potro.
Também examinar as condições clinicas de membros destes animais.
No exame interno, via ultrassonografia, diagnósticos de possíveis patologias reprodutivas e suas conseqüências no futuro da reprodução.
Para o seu garanhão o recomendado é um exame andrológico,alem disto recomendaria levar em conta o temperamento do animal, pois este é um caractere transmissível para suas futuras gerações.
Pois como podemos adquirir um animal que se destina a reprodução se não sabemos se ele tem capacidade para tal?
O exame consiste em coletar material espermático do garanhão e avaliá-lo em algumas características:
1- Exame físico , neste exame se avalia os seguintes caracteres:
Volume:
PH :
Cor:
Libido:
Ereção :
Monta:
Ejaculação:
Pênis:
Testículos:
2- Exame laboratorial, neste exame se avalia os seguintes caracteres:
1-Concentração
2-Total de sptz no ejaculado
3-Sptz viáveis
4-Dose inseminante
5-Normais
6-Anormais
7-Vivos
8-Mortos
90-Aglutinação
10-Piócitos
11-Hemáceas
Motilidade, neste exame se avalia os seguintes caracteres
1- Total:
2- Progressivos:
3- Rotatórios:
5- Oscilatórios:
6- Vigor
E por fim as Patologias de cabeça e Patologias de cauda.
Isto feito podemos afirmar com total segurança de que este garanhão está apto ou não para exercer as funções as quais será destinado.
Podemos afirmar de que ele poderá ser colocado em uma manada com um número estipulado de éguas e terá uma performance satisfatória.
Ainda vemos em leilões compradores que não procedem aos exames, os quais são permitidos pelas leiloeiras, e que depois constatam os problemas na chegada em sua propriedade, mas ai já é tarde.
Certamente estes problemas não foram diagnosticados também pelos vendedores, pois ninguém faz um exame apurado em cada animal que vai a venda
Fica uma sugestão para os compradores, chegue cedo ao local pra poder examinar sua futura aquisição, avalie clinicamente, com um veterinário de sua confiança, e morfologicamente com alguém habilitado para tal, as possibilidades do seu investimento prosperar aumentam geometricamente.




Dr. Fabio Mendes Prates
Consultoria eqüina
vet_imagem@terra.com.br
51-9702-5213 – 55-99358762

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação de Eqüinos – Quantidades e Manutenção

COMO USAR CORRETAMENTE O FREIO-BRIDÃO

Cuidados com os cavalos da Cavalgada