Cavalgada da Liberdade será reeditada no mês da Consciência Negra
O encontro serviu para discutir propostas com o objetivo de definir a programação e contou com a participação de representantes do movimento negro, capoeiristas, movimentos sociais, universidades e entidades da sociedade civil.
De acordo com Viégas, a 2ª Edição da Cavalgada da Liberdade está marcada para o dia 17 de novembro e deverá seguir o itinerário semelhante ao do ano passado. Na 1ª edição, os participantes percorreram as estradas e trilhas que ligam a Serra da Barriga, em União dos Palmares, a Serra Dois Irmãos, no município de Viçosa.
“Embora faltem alguns ajustes para definir a programação, a cavalgada já está certa e podemos dizer que será uma tradição a ser mantida no Dia da Consciência Negra. Isso porque preserva o trajeto percorrido por Zumbi dos Palmares nos últimos passos do líder negro, na chamada rota de fuga, quando ele saiu da Serra da Barriga, em União dos Palmares, para tombar na Serra Dois Irmãos, em Viçosa, segundo os relatos históricos”, ressaltou o secretário.
Ano passado, o trajeto contou com a participação da população, de secretários de Estado e de ministros, a exemplo de Aldo Rebelo, do Esporte. No encontro desta quinta-feira, alguns movimentos divulgaram sua programação que deverá ser divulgada no início de novembro, culminando com a celebração do dia 20, na Serra da Barriga, em União dos Palmares. A programação completa, acrescentou Viégas, deverá ficar pronta na próxima semana, quando a Fundação Cultural Palmares definirá os últimos ajustes.
Comentários
Postar um comentário